Em Fevereiro de 2017, investigadores dedicados a Fernando Pessoa reuniram-se na Fundação Calouste Gulbenkian para o mais recente Congresso Internacional sobre o escritor. Desde então, anualmente, nessa altura, a Casa Fernando Pessoa procura que se faça um ponto de situação do novo conhecimento nesta área.
Quem passar no início deste ano novo pela Rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique, vai poder ver que as obras da Casa Fernando Pessoa estão a entrar na última fase. Os grandes andaimes foram retirados. A fachada está pintada de fresco.O túnel que leva ao restaurante — e que levará à nova entrada da Casa — tem agora a inclinação que dá autonomia de acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
A Casa Fernando Pessoa é um dos parceiros locais deste projecto que reúne organizações da Europa para trabalhar sobre livros infanto-juvenis e inclusão
Os Dias do Desassossego celebram o dia 16 de Novembro (data de nascimento de José Saramago) e assinalam o 30 de Novembro (data de morte de Fernando Pessoa). Entre estes dois dias as casas dos escritores, duas casas de literatura da cidade, dedicam-se à leitura, à literatura, aos livros.
Morreu ontem, dia 6 de Novembro, nos EUA, aos 87 anos, George Monteiro, norte-americano de origem portuguesa. Professor Emérito de Inglês e Estudos Portugueses e Brasileiros na Universidade de Brown, poeta, ensaísta, tradutor e autor de mais de 30 títulos, dedicou na sua carreira académica uma especial atenção à literatura portuguesa e brasileira, com destaque para Fernando Pessoa.
Estes meses de grandes mudanças para a Casa Fernando Pessoa têm sido um período de perguntas e experiências. Com a Casa fechada para obras de remodelação, alterámos o ritmo de programação, chegámos a novos lugares na cidade, as oficinas do Programa Educativo são feitas na rua, nas escolas, no jardim.
A reflexão sobre a importância da leitura na vida das pessoas está presente nos Dias do Desassossego desde a primeira edição do programa conjunto da Casa Fernando Pessoa e da Fundação José Saramago. Este ano, as duas casas de escritores da cidade de Lisboa, são parceiros locais para uma conferência internacional organizada pela Acesso Cultura, sobre livros para crianças e jovens e diversidade. A 19 de Novembro, durante os Dias do Desassossego, convidam-se os profissionais do livro, leitores e educadores, a debater a importância de cada história na vida de todos.
Brevemente, na Coelho da Rocha, no edifício onde Fernando Pessoa viveu os últimos anos da sua vida haverá uma nova exposição dedicada ao escritor, o auditório terá uma localização mais acessível e reabrirá a biblioteca pública.
Faleceu Luís Miguel Nogueira Rosa Dias, sobrinho do poeta Fernando Pessoa, em Lisboa e aos 88 anos.
Mānoa, publicação internacional de poesia da University of Hawaii, procura poemas/poemas em prosa escritos ou traduzidos para inglês sobre os temas da tirania (contra qualquer tipo de tirania) e da deslocalização (exílio, auto-exílio, migração forçada, refugiados).