Rita Taborda Duarte

Homenagem a Manuel Gusmão e Nuno Júdice

Sinopse: Manuel Gusmão e Nuno Júdice deixaram-nos leituras atentas e produtivas da obra pessoana. Esta mesa pretende celebrar a relevância e a atualidade desses contributos. O que continuamos a aprender sobre Fernando Pessoa com estes dois poetas-críticos?

Nota biográfica: Rita Taborda Duarte nasceu em Lisboa, em 1973. É poeta, professora do ensino superior, autora de livros para a infância e escreve regularmente sobre poesia e ensaio, nas mais diversas publicações. Em 1998, publica o seu primeiro livro de poesia (Poética Breve, Black Sun Editores), a que se seguiram outros dois:  Na estranha Casa de um Outro e Dos Sentidos das Coisas. Em 2003, vence o prémio Branquinho da Fonseca Expresso-Gulbenkian, com o livro A Verdadeira História da Alice. A partir daí, tem escrito com regularidade para crianças e jovens, contando com uma dezena de obras publicadas, muitas delas incluídas no Plano Nacional de Leitura. Em 2015 publica o livro de poesia Roturas e Ligamentos (Abysmo), em parceria com André da Loba (ilustrações). «As Orelhas de Karenin» (Abysmo, 2019), com desenhos de Pedro Proença, é o seu mais recente livro de poesia, finalista do prémio spa/autores 2020 e finalista do Prémio de Poesia «Correntes de Escritas»

Certa vez, num encontro numa biblioteca escolar, um menino chamou-a «Escritora Infantil». Desde esse dia, assumiu o epíteto e diverte-se a brincar, infantilmente, com as palavras.