A Casa Fernando Pessoa, em parceria com a Direção Regional de Cultura dos Açores, abre o processo de seleção para uma Residência de Escrita de Poesia de um mês em São Miguel, nos Açores. São elegíveis autores e autoras de língua portuguesa, com obra publicada.
Alargar o circuito de contactos com pessoas S/surdas e chegar a quem se interesse por literatura e queira visitar o museu são alguns dos objetivos deste protocolo.
Esta terça-feira, dia 25 de junho, a Casa Fernando Pessoa encontra-se encerrada devido à greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional. Amanhã, quarta-feira, 26 de junho, o museu reabre no horário habitual, das 10h às 18h.
O restaurante Desassossego encerrou a sua atividade no dia 14 de junho. A Casa Fernando Pessoa irá abrir consulta para um novo concessionário para o espaço de cafetaria e restauração em breve.
Clara Riso é diretora da Casa Fernando Pessoa desde 2014. Nestes quase 10 anos, contribuiu para o desenvolvimento deste museu de literatura, dando continuidade ao processo de consolidação de um espaço dedicado a Fernando Pessoa e à poesia contemporânea.
As pessoas interessadas em participar deverão enviar a sua proposta até 31 de agosto de 2024. O Congresso Internacional terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, de 12 a 14 de fevereiro do próximo ano.
Além de um stand institucional, a Casa Fernando Pessoa apresenta uma programação que inclui conversas e leituras sobre o escritor.
A Casa Fernando Pessoa junta-se à celebração dos 50 anos do 25 de abril com diferentes programas, que têm um substrato comum: a importância da palavra dita e escrita para a liberdade.
Almada e Pessoa – Conversa entre bibliotecas mostra edições raras, manuscritos e dedicatórias personalizadas.
O restaurante está aberto todos os dias da semana e o menu inclui pequeno-almoço, brunch, almoço e lanche/cafetaria.