O Museu Fora do Armário: livros queer na biblioteca de Fernando Pessoa
De 28 de setembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025
Sala da Biblioteca Particular
O Museu Fora do Armário é um projeto de André Murraças, encenador, dramaturgo mas também investigador do património LGBTQ+ português.
Este projeto propõe uma releitura queer das coleções dos museus e irá acontecer em diferentes museus portugueses. O primeiro museu a receber o projeto é a Casa Fernando Pessoa – Museu de Literatura, para onde foi pensada uma intervenção expositiva na biblioteca particular do escritor, destacando autores e livros com personagens e vivências queer, ou temas fora da heteronormatividade.
Por entre a coleção pessoal de livros que pertenceram a Fernando Pessoa, encontramos uma variedade de obras sobre vivências queer – algo que temos como recente, mas que na verdade sempre existiu. Mas, então, que livros queer estão na biblioteca particular de Pessoa?
André Murraças fez uma seleção de nove obras /documentos, que estarão em destaque na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, entre 28 de setembro e 5 de janeiro. Além das obras em exposição, haverá uma contextualização acerca destas personagens e destes autores. Em alguns casos, a sua identidade, por ser diferente do normativo, teve um impacto na sua obra artística.
Esta mostra será acompanhada por 3 sessões de leituras, em setembro, novembro e dezembro, de entrada livre; pela edição de uma revista e por intervenções nas redes sociais da Casa Fernando Pessoa.
Obras que integram a mostra:
[The works of] Euripides (1916)
A Confissão de Lúcio (1914), Mário de Sá-Carneiro
Antinous (1918), Fernando Pessoa
La mare au diable (1898), George Sand
Leaves of Grass (1855), Walt Whitman
Nova Sapho (1912), Visconde de Villa Moura
Octávio (1916), Victoriano Braga
Revista Europa (1925), Dir. Judith Teixeira
Sáchá - comentários à vida moderna (1923), Francisco Metello
Sodoma Divinisada (1923), Raul Leal
Programa de Leituras:
28 Setembro
Abertura e Leituras
Sábado às 16h
Duração: 90 minutos
Entrada livre
Leituras de A Confissão de Lúcio, de Mário de Sá Carneiro, e de Antínoo, de Fernando Pessoa. Por Francisco Goulão e Leonardo Proganó.
Seguido de visita comentada por André Murraças.
7 Novembro
Leituras
Quinta-feira às 18h30
Entrada livre
Duração: 60 minutos
Leituras de Sachá - Comentários à Vida Moderna, de Francisco Cabral Metello, e de Octávio, de Victoriano Braga. Por Francisco Goulão, Leonardo Proganó, Margarida Bento e Gonçalo Santos.
12 Dezembro
Leituras
Quinta-feira às 18h30
Entrada livre
Duração: 60 minutos
Leituras de Canções, de António Botto, e de textos da Revista Europa, dirigida por Judith Teixeira. Por Joana Manuel e Gonçalo Santos
Ficha Técnica:
Curadoria e textos
André Murraças
Produção
Casa Fernando Pessoa
Co-produção
Canário Bonacheirão
Design Folha de Sala
Atelier-do-ver
Apoios
Arquivo documental CEDANSA – NOVA FCSH / Herdeiros de José de Almada Negreiros
Biblioteca Nacional
O projeto O Museu Fora do Armário tem o apoio de República Portuguesa – Cultura / Direção‑Geral das Artes e CCDR LVT+ Cultura