João Pedro Moura A. Fernandes
Da Ode Triunfal ao Triunfo do Verso Livre em Língua Portuguesa
Sinopse: Nos últimos cinquenta anos, o verso livre tornou-se o padrão da poesia em língua portuguesa. Contudo, essa constatação não esclarece aspectos relevantes da produção recente. Isso porque o conceito de verso livre costuma ser empregado de forma negativa, com mais foco na ausência de métrica regular do que nas qualidades presentes nos textos, e excessivamente genérica, abrangendo obtusamente uma ampla variedade de práticas poéticas díspares que vai de versos longos e rígidos, como em Tabacaria de Fernando Pessoa, a versos curtos e fragmentados, como em O Poema de Ana Luísa Amaral. Para preencher essa lacuna teórica e possibilitar um debate mais preciso e estruturado, desenvolvi uma investigação acerca das diferentes formas do verso livre, de que resultou a proposição de uma tipologia baseada nas subcategorias de Verso Livre Tradicional (VLT), Verso Livre Polimétrico (VLP), Verso Liberto/Fantasma (VLF), Verso Livre Curto (VLC) e Verso Livre Novo (VLN). Enquanto buscava delinear características específicas, historicidades e implicações de cada uma delas no sistema poético lusófono, revelou-se incontornável compreender o protagonismo de Fernando Pessoa no processo de aceitação do verso livre como forma legítima e expressiva – em especial, a contribuição da Ode Triunfal de Álvaro de Campos ao triunfo do verso livre entre nós.
Nota biográfica: João Moura Fernandes nasceu no Rio de Janeiro, Brasil. Bacharel em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente desenvolve a sua pesquisa de doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), após atuar por um ano como Visiting Assistant in Research na Universidade de Yale (CT, EUA). É escritor, tradutor, pesquisador, e a sua pesquisa crítica e criativa gira em torno das inovações rítmicas e formais do verso livre moderno.