19 set 2019

A Casa Fernando Pessoa reabre ao público no primeiro semestre de 2020

Brevemente, na Coelho da Rocha, no edifício onde Fernando Pessoa viveu os últimos anos da sua vida haverá uma nova exposição dedicada ao escritor, o auditório terá uma localização mais acessível e reabrirá a biblioteca pública.

A Casa Fernando Pessoa está neste momento fechada para obras de remodelação. A intervenção permite melhorar as acessibilidades do edifício e acolher a uma nova exposição de longa duração sobre Fernando Pessoa que mostra as suas criações literárias, os livros da sua biblioteca e peças que remetem para a sua vida.

Quando reabrir, a Casa Fernando Pessoa terá uma área expositiva consideravelmente aumentada. Na museografia em preparação, grande parte dos livros que pertenceram ao escritor, classificados como Tesouro Nacional e o mais importante acervo da Casa, estarão em exposição ao mesmo tempo que é garantida a sua conservação.

Também será dado destaque a obras de arte em que Fernando Pessoa é representado, como o célebre quadro de Almada Negreiros ou os desenhos de Júlio Pomar. Documentos vários e objectos pertencentes ao escritor serão igualmente mostrados nesta exposição que pretende dar conhecer a Fernando Pessoa aos vários públicos, de forma mais aprofundada, intimista e acessível.

As obras em curso permitirão ainda um funcionamento mais sustentável de todo o edifício.

PISO_03_Máquina_de_Escrever - créditos  GBNT.jpg

Durante o período em que a Casa Fernando Pessoa se mantém encerrada, a programação continua noutros lugares da cidade. Mantém-se, por exemplo, os ciclos Clube dos Poetas Vivos (parceria com o Teatro Nacional D. Maria II), as Aulas de Poesia Mundial (a decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, na Rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique, a poucos minutos da localização habitual) ou os Dias do Desassossego (em conjunto com a Fundação José Saramago).

Mantendo a relação com o público escolar, o Programa Educativo para os próximos meses prevê a realização de oficinas fora de portas, nas escolas, e de percursos na cidade de Lisboa – estes também com datas para inscrição do público não escolar.

Em breve, o Restaurante Flagrante Delitro retomará a actividade depois do fecho durante os meses de Verão.

Sobre o projecto: O projecto de remodelação do edifício é da autoria de José Adrião Arquitectos e o projecto museográfico foi executado pelo Gabinete de Design GBNT, a partir de uma proposta do curador Paulo Pires do Vale. Para a concepção dos conteúdos foram consultados investigadores especializados em Fernando Pessoa e familiares do escritor.  

A Associação Acesso Cultura foi consultora em matéria de acessibilidades.