Diego Giménez
A Pós-textualidade Filosófica no Livro do Desassossego
Sinopse: No trabalho a apresentar, procurei identificar correspondências entre passos de Martin Heidegger, Michel Foucault, Roland Barthes, Paul De Man, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Jean-François Lyotard, Fredric Jameson, entre outros teóricos, com passagens do autor do Livro do Desassossego, com o intuito de estudar algumas relações entre textos de Pessoa e textos de filósofos de meados do século XX e princípios do século XXI. Viso, assim, neste trabalho, mapear essas relações entre textos e contextualizá-las mediante o sensacionismo. Entendo, neste caso, a pós-textualidade como uma relação de continuidade temática e teórica que não se baseia necessariamente em uma relação direta entre os textos, mas antes mediada pela leitura. Os textos dos filósofos são lidos como comentários ou respostas aos textos pessoanos. Para o mapeamento das relações textuais, utilizei as ferramentas de taxonomização e anotação que fornece o Arquivo LdoD (https://ldod.uc.pt/).
O trabalho que apresento inscreve-se na investigação de pós-doutoramento intitulada “A dimensão filosófica e crítica do Livro do Desassossego nas suas representações e a sua influência no pensamento (do) contemporâneo. Da modernidade à pós-modernidade”, concretamente na terceira fase da investigação. Anteriormente, foram estudadas a Intertextualidade Filosófica e a Taxonomia Filosófica no Livro do Desassossego.
Nota biográfica: Diego Giménez doutorou-se em Literatura e Pensamento na Universidade de Barcelona, com uma tese sobre o Livro do Desassossego. Licenciou-se em Filosofia e fez o mestrado em Estudos Literários na mesma universidade. Trabalhou na redação de LaVanguardia.com e cofundou em 2008 a Revista de Letras. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e investigador no há “Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego”, da Universidade de Coimbra. Foi investigador de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Londrina lecionou as disciplinas Teoria do Poema e Teoria da Narrativa. Desde 2018 é investigador no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.