Talita Lilla
“Erraste, Poeta!”: Pessoa e a flecha apontada para si
Sinopse:
Esta comunicação tem o objetivo de apresentar a discussão realizada em um dos capítulos da tese em andamento sobre a intertextualidade entre a poesia de Fernando Pessoa e a poesia de Miguel Torga.
A pesquisa busca contextualizar dialeticamente essa relação e revisar a extensão e o significado desse diálogo poético. Para isso, a tese antologiza um conjunto de composições de ambos os poetas, propondo uma leitura comparativa entre poemas que apresentam significativos traços em comum. Com isso, procura-se mostrar que a intertextualidade com a poesia de Pessoa não é episódica na obra de Torga, mas configura uma parte importante de sua visão poética, seja por adesão, seja por afastamento.
Para este Congresso, a amostra a ser apresentada faz parte do capítulo que aproxima o poema “O menino da sua mãe”, de Pessoa, publicado pela primeira vez na Contemporânea (1926) e o poema “Alvo”, de Torga, publicado no livro Orfeu Rebelde (1958). O poema dialoga ainda com “Autopsicografia” – sobretudo em seus versos finais, propondo uma reflexão centrada no ofício poético.
Assim, a discussão busca compreender de que modo o poema analisado retoma a composição pessoana, remodelando os elementos poéticos de acordo com a compreensão de Torga sobre o trabalho artístico.
Nota biográfica: Talita Lilla faz Doutorado Direto em Literatura Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, realizando estágio em pesquisa na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Sua investigação trata das relações intertextuais entre a poesia de Fernando Pessoa e a poesia de Miguel Torga. Possui dupla habilitação em Letras (Inglês/Português) na Universidade de São Paulo (USP, 2018) e especialização em Escrita de Não-Ficção no Instituto Vera Cruz (2020). Faz parte do Grupo de Pesquisa “Estudos Pessoanos”, coordenado pelo professor Caio Gagliardi.