Acessibilidades

O acesso

À porta da Casa Fernando Pessoa há um lugar de estacionamento público para pessoas com deficiência (disponível nos dias úteis das 9h às 18h). 

A entrada principal é feita pelo nº 18, sem escadas ou degraus. O desnível de acesso foi vencido por uma rampa interrompida por patamares de descanso.

A maioria dos elementos da nossa equipa recebeu formação para atendimento e acolhimento de pessoas com necessidades específicas.

A Casa dispõe de elevador, com capacidade para uma a duas cadeiras de rodas, e casa-de-banho acessível. Temos ainda, na recepção, uma cadeira de rodas para utilização sempre que necessário.

As áreas de circulação, incluindo a exposição, têm piso podotáctil. Na exposição existe informação escrita em braille e materiais tácteis. A equipa de mediadores recebeu formação em audiodescrição a partir de um guião específico preparado pela Anaísa Raquel Produções. 

Existe legendagem em português e interpretação em Língua Gestual Portuguesa em elementos audiovisuais da exposição.

 

Língua Gestual Portuguesa, Audiodescrição, Sessões Descontraídas

Programamos regularmente Sessões Descontraídas, visitas com audiodescrição, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e visitas em LGP, com mediadores Surdos – e estamos disponíveis para adequar ainda mais nossa oferta.

As visitas com audiodescrição e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa podem ser marcadas para o dia e hora que for mais conveniente. Para isso, pedimos apenas que nos contactem com pelo menos 48h de antecedência, para garantirmos a presença de um intérprete LGP e, no caso da audiodescrição, para garantirmos a presença de um mediador com formação no guião de audiodescrição.

Implementamos as Sessões Descontraídas na visita à exposição. Nestas sessões a visita à exposição de longa duração decorre numa atmosfera mais descontraída e acolhedora e com mais tolerância no que diz respeito ao movimento e ao barulho nas salas de exposição. Pode implicar pequenos ajustes na exposição (luz, som) e no acolhimento do público (lotação reduzida nas salas de exposição), para melhor se adaptarem às suas necessidades.

Destina-se a todos os indivíduos e famílias que preferem ou beneficiam  de um ambiente mais descontraído num espaço cultural, reduzindo os níveis de ansiedade e tornando a experiência mais agradável. Por exemplo, pessoas no espectro do autismo; pessoas com deficiência intelectual; crianças com défice de atenção; pessoas com síndrome de Down; pessoas com síndrome de Tourette; pessoas em estados iniciais de demência; pessoas com deficiências sensoriais, sociais ou de comunicação; famílias com crianças pequenas. A História Visual está disponível em português inglês.

 

Continuamos a trabalhar diariamente para termos uma oferta diversificada e para sermos um espaço acolhedor – do ponto de vista físico, social e intelectual – para pessoas com diferentes perfis e com diferentes níveis de conhecimento sobre Fernando Pessoa e sobre a literatura.

Se tiver dúvidas, por favor contacte-nos para info@casafernandopessoa.pt ou 213913270