Mariana Pinto dos Santos

Relação entre interseccionismo e política em A Engomadeira de Almada Negreiros

Sinopse: A Engomadeira, novela de Almada Negreiros publicada em 1917, é frequentemente considerada como precursora do surrealismo (por exemplo por Nuno Júdice e Fernando Cabral Martins). No entanto, na carta-prefácio a José Pacheko, Almada, apresentando essa sua obra, refere: «interseccionei evidentes aspectos da desorganização e descarácter lisboetas». Proponho abordar esta novela sob a chave do interseccionismo, que foi de enorme importância para Almada nesses anos (K4 O Quadrado Azul, os poemas Litoral e A Cena do Ódio, e mesmo o conto Saltimbancos são textos em que o interseccionismo pessoano é uma clara referência), discordando da ideia de que nela pode ser visto um pré-surrealismo. Por outro lado, e tendo em conta o cruzamento com outros textos de Almada e Pessoa, nomeadamente os textos a que ambos deram o título Ultimatum (assinado um deles por Álvaro de Campos) e que foram publicados nesse mesmo ano na revista Portugal Futurista, proponho abordar como o interseccionismo nesta novela se torna operativo para vincar uma posição política face à guerra em curso, à então recente República portuguesa e à situação política nacional daqueles anos, uma posição comum a Almada e Pessoa que se afasta da que o futurismo, de que Almada também se reclamou, assumia internacionalmente nesses anos.

Nota biográfica: Mariana Pinto dos Santos é investigadora do Instituto de História da NOVA FCSH, professora convidada na mesma instituição e curadora independente. Entre as exposições que organizou conta-se José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno (F.C. Gubenkian, 2017). O seu último livro, co-editado com Joana Cunha Leal, é The Primitivist Imaginary in Iberian and Transatlantic Modernisms (Routledge / Taylor & Francis, 2024). É editora geral de A Cultural History of the Avant-Garde in the Iberian Peninsula (Brill), em preparação. É coordenadora do Arquivo Documental Almada Negreiros-Sarah Affonso (NOVA FCSH). É editora nas Edições do Saguão.