Quem escreveu?

Ao longo do tempo, os planos editoriais de Pessoa para o Livro foram mudando, inclusivamente no que respeita à autoria dos textos. Vicente Guedes primeiro, e Bernardo Soares depois, foram as duas personagens criadas por Fernando Pessoa para serem os autores da obra. Mas há entre eles uma diferença: se Vicente Guedes é um heterónimo, Bernardo Soares é um semi-heterónimo.

Os textos escritos até 1915 são assinados por Fernando Pessoa, a partir de então e até 1920 por Vicente Guedes. Esta é a fase dos trechos longos (os “Grandes Trechos”), com inspiração nas correntes literárias simbolista e decadentista.

Segundo os dados que se conhecem, Fernando Pessoa interrompeu a escrita do Livro do Desassossego entre 1920  e 1929.

Os textos para o Livro escritos a partir de 1929 são atribuídos a “Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa”, que vive e trabalha na Rua dos Douradores. Têm um tom novo, diarístico e confessional, e constituem a maior parte da obra. Bernardo Soares ocupa o lugar de narrador-autor do Livro do Desassossego.

Há, ainda, fragmentos não atribuídos, não sendo inequívoco se eram realmente destinados ao Livro. O exemplo mais famoso deste tipo de dificuldades é o fragmento onde pode ler-se, no topo, a indicação: Álvaro de Campos (?) ou Livro do Desassossego (ou outra coisa qualquer).