Manual de instruções para a leitura

O Livro do Desassossego é composto essencialmente por textos breves, acabados e autónomos. Alguns, no entanto, são incompletos ou têm lacunas.

A maioria foi encontrada num grande envelope preparado por Pessoa. Outros estavam identificados com a sigla “L. do D.”. Outros ainda não tinham qualquer indicação, mas pareciam fazer parte deste conjunto de divagações de um solitário, reflectindo sobre sensações, sentimentos, ideias e sonhos.

No que se refere à arrumação dos textos, diferentes editores deram prevalência a critérios distintos: ou fazendo aproximações temáticas entre eles, ou estabelecendo a ordem cronológica da sua escrita, ou tentando criar o efeito de uma espécie de diário. 

Nada se sabe sobre a ordem que Pessoa teria dado a estes textos, caso tivesse tido tempo de compor o livro. Mas deixou uma nota com algumas intenções:

“A organização do livro deve basear-se numa escolha, rígida quanto possível, dos trechos variadamente existentes, adaptando, porém, os mais antigos, que falhem à psicologia de Bernardo Soares, tal como agora surge, a essa vera psicologia.

À parte isso, há que fazer uma revisão geral do próprio estilo, sem que ele perca, na expressão íntima, o devaneio e o desconexo lógico que o caracterizam.”