A Semana de 22 em debate: Brasil, França, Portugal Simpósio Internacional
Entrada livre sujeita a lotação.
Levantamento de bilhetes a partir das 17h30
A Semana de 22, ou Semana de Arte Moderna, aconteceu em São Paulo, Brasil, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922 e marcou profundamente o panorama artístico e literário do país.
Agora, no ano do seu centenário, acolhemos no auditório da Casa uma iniciativa de Guiomar de Grammont - escritora e professora da Universidade Federal de Ouro Preto - que junta investigadores, professores, estudantes universitários e escritores para aprofundar e enriquecer o debate em torno deste tema.
A ideia é aproveitar a efeméride para levar a Semana de 22 para fora das fronteiras paulistana e brasileira, apresentando-a ao público europeu. Terá havido, durante o período modernista em Portugal, trocas com a produção cultural brasileira? Uma das propostas deste encontro é discutir as interações artísticas entre os dois países.
Participantes:
Escritora com pós-doutoramento em história pela Universidade de São Paulo, tem 30 livros publicados, entre ensaios, biografias, romances e infanto-juvenis. Vive em França desde 2016, onde terminou um segundo pós-doutoramento na Sorbonne sobre os modernistas brasileiros em Paris nos anos 1920.
Escritora e professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Doutorada em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, com diversos ensaios, romances e coletâneas de contos publicados. Recebeu o prémio Casa de Las Américas, de Cuba, e o seu romance "Palavras Cruzadas" teve o Prêmio Nacional de Narrativa do Pen-Clube em 2017. Foi curadora da homenagem ao Brasil no Salão do Livro de Paris em 2015 e da FLINKSAMPA, Festa da Literatura e Cultura Negra de São Paulo. Criou e coordena, desde 2005, o Fórum das Letras de Ouro Preto e a Semana da Língua Portuguesa, que vai na sua segunda edição.
Fórum das Letras I Universidade Federal de Ouro Preto
Luísa Coelho
Licenciada em Filologia Germânica, Mestre em Filosofia Política, Doutorada pela Universidade de Utrecht na Holanda e tem uma pós graduação em estudos pós-coloniais: atlânticos Sul. Ensinou língua e literatura portuguesas em vários países da Europa. Lecionou durante cinco anos na Universidade de Brasília, na Universidade Agostinho Neto em Luanda e é atualmente Leitora do Instituto Camões em Berlim, nas Universidades Humboldt e Livre. Tem publicadas obras de ficção em Portugal, no Brasil, nos EUA, na Alemanha e na Bélgica e é autora de vários artigos de análise e crítica literária.
Moderação:
Jacinto Rego de Almeida
O escritor nasceu em 1942, em Alcanhões, Portugal. Romancista, contista e cronista, tem obra publicada em editoras, revistas e jornais de vários países. É autor de: As palavras e os atos (1987), O afiador de facas (1988), A gravação (1994), Crime de Estado (1998), Um olhar sobre o Brasil (1999), Mistérios da Amazónia - Cadernos de uma expedição nas Guianas e no Brasil, com Carlos Cáceres Monteiro (2002), O diplomata e o agente funerário (2003), Um carneiro na planície (2007), O assassinato de Berta Linhares (2009), A verdadeira história do bandido Maximiliano (2011), Paquita (2014), Traga uma orelha de Pedro Sanches (2019)É colaborador permanente do J.L. - Jornal de Letras, Artes e Idéias (Lisboa) desde 1990 e Membro do Conselho Consultivo do Observatório da Língua Portuguesa.
Curadora e Coordenadora