5 mar 2023

Poesia Estendida 2023

A Poesia Estendida está de volta: o projeto de espalhar bandeiras com versos pelas fachadas da cidade regressa pelo terceiro ano consecutivo. E é já a partir do próximo dia 14 de março que poderá levantar uma bandeira com um verso na Casa Fernando Pessoa e na Biblioteca/ Espaço Cultural Cinema Europa.

 

Os 11 versos escolhidos este ano são da autoria de Fernando Pessoa e heterónimos, Adília Lopes, Ana Luísa Amaral, Camilo Pessanha, Carlos de Oliveira, Eugénio de Andrade e Gisela Casimiro. Os versos foram escolhidos a partir das sugestões enviadas pelo público, através de um formulário online disponibilizado pela Casa Fernando Pessoa no final do ano passado.

A Poesia Estendida é um projeto que nasceu durante a pandemia, quando a Casa Fernando Pessoa procurou formas de continuarmos ligados uns aos outros através da poesia. Era um projeto de proximidade, em parceria com a Junta de Freguesia de Campo de Ourique, em que se desafiavam os vizinhos do bairro a estenderem versos à janela no Dia Mundial da Poesia, numa altura em que não era possível realizar a Feira do Livro de Poesia.
Este ano, voltamos a poder marcar encontro com os livros de poesia na Feira do Livro de Poesia e continuamos a estender versos à janela.  

Aliás, nesta edição, poderá inclusivamente estampar a sua própria bandeira: no sábado, dia 25 de março, haverá na Casa Fernando Pessoa uma oficina de impressão onde os participantes poderão fixar versos de Pessoa e dos seus heterónimos em tecido.

Dois pássaros a voar/ mais vale
Saber ver quando se vê
Arre, que tanto é muito pouco!
mesmo sem palavras: o furor
Para viajar basta existir
Ao longe os barcos de flores
Eis-me no centro do assombro
Gastámos tudo menos o silêncio
Já não vivi em vão
O poema é um campo de batalha
Vivem em nós inúmeros
Poesia estendia, 21 Março 2023, Dia Mundial da Poesia. Distribuição de bandeiras a partir de 14 de março