Uma casa de poesia, museu a crescer
A Casa Fernando Pessoa faz 25 anos. Há 25 anos que se dedica ao legado de Pessoa – conhecido mundialmente, traduzido em mais de 40 línguas, o poeta do “drama em gente” que fascina leitores e escritores, década após década.
Na edição, na investigação, no programa educativo ou em produções de teatro ou música, a Casa Fernando Pessoa acompanha e apoia a difusão do que Pessoa nos deixou: cerca de 27 mil papéis dentro de uma arca, 1300 livros na sua biblioteca privada, inúmeros projectos para edições por vir, textos publicados em periódicos da época – e assinaturas, enigmas, provocações.
Pessoa ressoa em muitos dos que vieram depois dele, em forma de homenagem, convocação ou confronto. E a poesia contemporânea é, justamente, o segundo eixo sobre o qual trabalhamos. Como casa de literatura, a nossa programação inclui autores, tradutores e editores de poesia. Perguntamo-nos de que forma chega a poesia aos leitores e como pode chegar mais longe.
Como Museu, estamos abertos 6 dias por semana: recebemos moradores da cidade, visitantes de outras regiões do país, escolas e público estrangeiro vindo de um número ainda crescente de lugares. As histórias que se encontram guardadas nas peças da nossa colecção são dadas a conhecer num plano alargado de visitas temáticas e acessíveis.
Trabalhamos para que o nosso Museu cresça na cidade de Lisboa como uma Casa dedicada à poesia, que diariamente faz renascer e reverberar a memória de Pessoa - na sua última morada.
Bom ano e boas leituras.
Clara Riso · Directora da Casa Fernando Pessoa
Conheça aqui toda a programação para Janeiro e Fevereiro.