A Casa Fernando Pessoa faz 25 anos. Há 25 anos que se dedica ao legado de Pessoa – conhecido mundialmente, traduzido em mais de 40 línguas, o poeta do “drama em gente” que fascina leitores e escritores, década após década.
Chega o momento em que marcamos no calendário os Dias do Desassossego — o programa que todos os anos fazemos com a Fundação José Saramago.
De 13 a 15 de Setembro, durante três dias acolhemos na Casa Fernando Pessoa a extensão do Festival Literatura-Mundo do Sal, um programa que reúne em Lisboa escritores, tradutores e especialistas da área da Literatura-Mundo.
Para fechar o Verão, a Casa Fernando Pessoa recupera o fôlego com uma viagem a Cabo Verde. Durante três dias acolhemos a extensão do Festival Literatura – Mundo do Sal, um programa internacional com especialistas desta área da Literatura Comparada, escritores e tradutores. Cabem também no programa as celebrações dos 130 anos do nascimento de Pessoa e dos 20 anos da atribuição do Nobel a José Saramago.
Nestes dois meses a nossa programação abranda e passa-se, em grande parte, ao ar livre. É tempo de chamarmos de novo os duos de jazz do Hot Clube de Portugal para os fins de tarde às quintas-feiras. É altura de voltarmos ao Jardim da Estrela com as oficinas para as crianças. Enche-se a Casa com visitantes de outros lugares, para quem preparamos programas em inglês.
Foram dois dias de Lisbon Revisited, dedicados à poesia nacional e internacional.
A 13 de Junho passam 130 anos sobre o nascimento de Fernando Pessoa. Uma data que termina em zero e um dia para assinalar na Casa Fernando Pessoa o nascimento do escritor. Os festejos começam agora, mas estendem-se durante a semana, os meses seguintes, todo o ano.
Com o verso Outra vez te revejo — Lisboa e Tejo e tudo trazemos à Casa Fernando Pessoa poetas portugueses e estrangeiros, de 14 a 16 de Junho, para Lisbon Revisited, um programa que se pretende anual em primeira edição. Para estes Dias de Poesia, contaremos com Adam Zagajewski (polaco), Amalia Bautista (espanhola), Ana Luísa Amaral, Harryette Mullen (norte-americana), Jorge Sousa Braga, Luís Quintais e Margarida Vale de Gato. Antes disso, Ana Zanatti e André e. Teodósio dão voz aos poemas, no dia 6 de Junho.
Durante dois dias encontram-se na Casa Fernando Pessoa poetas portugueses e estrangeiros, alguns já conhecidos, outros ainda por traduzir.