28 jun 2018

Um Verão secreto em Campo de Ourique para partilhar com quem está na cidade

Nestes dois meses a nossa programação abranda e passa-se, em grande parte, ao ar livre. É tempo de chamarmos de novo os duos de jazz do Hot Clube de Portugal para os fins de tarde às quintas-feiras. É altura de voltarmos ao Jardim da Estrela com as oficinas para as crianças. Enche-se a Casa com visitantes de outros lugares, para quem preparamos programas em inglês.

Julho e Agosto são os dois meses do ano em que recebemos mais visitantes: vêm do Brasil, Itália, França e Espanha. E também do Gana, da Tailândia, da Arménia e do Bahrein – as mais recentes nacionalidades que deram entrada nas nossas estatísticas. Temos um programa diário de visitas acompanhadas pelos nossos Assistentes de Museologia, em português e em inglês. Igualmente em inglês será apresentado o “pocket show” de Amanda Booth, actriz: com o título Countless Lives é uma sessão sobre a biografia e o legado plural de Pessoa.

As crianças podem escolher entre três oficinas diferentes este Verão: temos programa para praticamente todas as semanas. Começamos com “Falar de boca fechada”, oficina que desvenda as estátuas escondidas no Jardim da Estrela, a que se segue a proposta de Patrícia Portela: “um workshop radiofónico ilustrado sobre literatura e AMOR em tempos de telemóvel”. Para fechar Agosto, voltamos a “Trepadeiras de papel”, uma das oficinas mais antigas da Casa.

As visitas acessíveis continuam e ainda precisam que a informação passe de boca em boca: o nosso plano de visitas inclui programas preparados para a comunidade Surda e para pessoas com deficiência visual. A biblioteca, especializada em poesia, está aberta todo o Verão e disponibiliza para empréstimo belíssimos títulos que vos podem acompanhar nestas férias.

Estaremos à vossa espera de portas abertas: para folhear um livro, para uma visita ao Museu, para receber as crianças em férias, ou para um fim de tarde com jazz na esplanada.

Clara Riso · Directora da Casa Fernando Pessoa

Aqui disponível o programa da Casa Fernando Pessoa para Julho e Agosto.