Desassossego e um ano em revista
Chega o momento em que marcamos no calendário os Dias do Desassossego — o programa que todos os anos fazemos com a Fundação José Saramago.
Desta vez, juntamos datas redondas para celebrar em conjunto: passam 20 anos da atribuição do Nobel a Saramago; comemoram-se os 130 anos de Pessoa, nascido em 1888; e a Casa Fernando Pessoa faz 25 anos.
Ana Luísa Amaral e Manuel Resende são os convidados do Clube dos Poetas Vivos no Teatro Nacional; Alexandre O’Neill é lido pelos Artistas Unidos; Rui Lage apresenta o seu primeiro romance, em que Pessoa é personagem e detective.
Destaque para uma nova produção de Miguel Loureiro: Inventar os seus amigos, “sarau, recital, soirée” com textos de Campos, Caeiro e Reis. Je suis Bovary é, por sua vez, um espectáculo de Patrícia Portela e Leonor Barata, feito de textos avulsos de autores tão diferentes como Ovídio, Shakespeare e Stendhal, mas todos sobre o mesmo tema: o amor.
2018 fica na nossa agenda como o ano em que lançámos as Visitas Acessíveis com audiodescrição; abrimos as Aulas de Poesia Mundial sobre grandes poetas que Pessoa leu; trouxemos o piano para “o meio da sala” nos informais concertos a solo; lemos alto os livros censurados no ciclo Sem casas não haveria ruas; fizemos a primeira edição do Lisbon Revisited — dias de poesia, encontro internacional de poetas. Mais um ano em que tivemos o gosto de contar com a vossa visita. Em preparação está agora o ano novo.
Clara Riso · Directora da Casa Fernando Pessoa
Consulte aqui a programação completa para Novembro e Dezembro