Um colóquio para Pessoa e os ciclos que continuam
Quem passar no início deste ano novo pela Rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique, vai poder ver que as obras da Casa Fernando Pessoa estão a entrar na última fase. Os grandes andaimes foram retirados. A fachada está pintada de fresco.O túnel que leva ao restaurante — e que levará à nova entrada da Casa — tem agora a inclinação que dá autonomia de acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
Quem passa na rua, verá um edifício que em breve poderá reabrir as portas.
Em breve, aqui haverá uma nova exposição sobre Pessoa, um novo auditório, uma nova biblioteca. Em breve.
Por enquanto, do lado de dentro, os trabalhos continuam. Depois da obra civil, passamos agora à instalação da nova museografia, ou seja, passamos à construção e montagem de móveis e expositores, equipamento técnico, luzes e colunas de som. Fazemos ensaios com textos de parede e com as legendas de cada peça.
É a nova exposição que está a ser preparada que nos vai permitir mostrar documentos e objectos de Pessoa de forma mais expandida, e que trará para o espaço do museu os livros da sua biblioteca particular. Ao longo das novas salas, iremos contar as histórias sobre a vida de Pessoa no apartamento do 1º andar direito deste edifício, sobre as ruas que cruzou em Lisboa, a adolescência na África do Sul, os companheiros de escrita e de imaginação, as publicações em revistas, os papéis deixados na arca para os que vieram depois. <
Por enquanto, os trabalhos continuam na Rua Coelho da Rocha. E assim, os nossos programas são feitos em colaboração com outros espaços e pessoas que nos recebem. Em Janeiro e Fevereiro andaremos pelo Chiado e pela Baixa com os percursos pessoanos, passaremos no Rossio pelo Teatro Nacional, iremos até ao Jardim das Amoreiras à Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, estaremos em Campo de Ourique na Escola de Hotelaria e Turismo.
A começar 2020, com a preparação da nova museografia em curso, já falamos mais de “reabertura” do que de “obras”. Falamos de novos livros, de investigadores e de poetas; da nossa acção nas novas práticas necessárias à escala planetária; das perguntas e dos desejos para a nova década.
A Casa Fernando Pessoa vai reabrir no primeiro semestre de 2020. Quando chegar esse dia, vamos querer que reabra a Casa connosco.
Clara Riso · Directora da Casa Fernando Pessoa
Conheça aqui o programa para Janeiro e Fevereiro.