“onde vai dar este carreiro?”
Mês de Junho na Casa é mês de aniversário e é mês do “Lisbon”. O “Lisbon” é o nome abreviado que usamos em equipa para o programa que estamos agora a fechar, em ritmo acelerado e feliz.
O “Lisbon”, de seu nome completo Lisbon Revisited – dias de poesia, é um encontro com poetas portugueses e estrangeiros, que este ano nos levou mais tempo e esforço a desenhar.
Os poetas portugueses estarão presencialmente no Auditório da Casa. Os estrangeiros fizeram gravações. No conjunto, teremos conversas ao vivo e projeção de vídeos – que serão também transmitidas online –, e teremos noites de leitura de poesia em várias línguas, com piano e público na sala.
Fernando Pessoa nasceu há 133 anos, a 13 de Junho, dia de Santo António, de quem recebe o nome “Fernando António”. Nesse dia, uma nova peça muito especial chega à exposição. A entrada na Casa será livre, com uma rodada de visitas orientadas e um concerto na esplanada ao fim da tarde.
Entre os poemas que lemos para o Lisbon Revisited – dias de poesia, houve um verso de Miguel-Manso que me ficou no ouvido: “onde vai dar este carreiro?”. Uma pergunta à vida, se assim posso dizer, atalhando, que ficou a ressoar.
Clara Riso · Directora da Casa Fernando Pessoa