7 nov 2024

Casa Fernando Pessoa distinguida com menção honrosa nos Prémios Valmor

A renovação da Casa Fernando Pessoa foi distinguida com uma menção honrosa nos Prémios Valmor 2020, atribuídos pela Câmara Municipal de Lisboa.

A Casa Fernando Pessoa foi alvo de uma profunda remodelação entre 2019 e 2020, que permitiu tornar o edifício mais acessível, sustentável e aumentar consideravelmente a área expositiva.
O projeto de arquitetura da renovada Casa Fernando Pessoa é da autoria de José Adrião Arquitectos. O atual projeto museográfico foi feito pelos designers Nuno Quá e Cláudio Silva, em articulação com a direção da Casa, a partir de uma proposta de curadoria de Paulo Pires do Vale. 
Ana Carvalho foi a museóloga responsável pela apreciação do projeto de museografia, que contou com a consultoria científica de diferentes investigadores pessoanos. 
A Acesso Cultura foi consultora em matéria de acessibilidades.
Em 2021, a Casa Fernando Pessoa ganhou o prémio de Melhor Museu Português, atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.

A Casa Fernando Pessoa foi inaugurada a 30 de novembro de 1993, sob tutela da Câmara Municipal de Lisboa, no edifício onde Fernando Pessoa morou nos últimos 15 anos de vida. Após profundas obras de remodelação, reabriu ao público em agosto de 2020, com uma nova exposição: os livros que pertenceram a Fernando Pessoa, classificados como Tesouro Nacional, estão expostos, assim como outras peças pertencentes ao espólio Pessoano.
O espaço da biblioteca do museu foi renovado, permitindo receber com melhores condições de trabalho investigadores e estudantes.
O novo auditório, localizado no piso térreo, torna-se também mais acessível, mantendo a possibilidade de funcionamento em horário diverso dos restantes espaços do museu.
 As obras permitiram ainda um funcionamento mais sustentável de todo o edifício.

O projeto de requalificação da Casa beneficiou da Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal - Programa Valorizar.