Casa Fernando Pessoa celebra 30.º aniversário com um programa de dia inteiro
No próximo dia 30 de novembro, a Casa Fernando Pessoa celebra o seu trigésimo aniversário. Além de entrada gratuita no museu ao longo de todo o dia, há uma visita temática, um documentário sonoro e um concerto.
Clara Riso, diretora da Casa Fernando Pessoa, detalha a programação especial de aniversário:
“Às 11h há uma visita orientada feita pela equipa de Mediação do museu. Às 15h30, teremos uma visita temática à exposição de longa duração conduzida por Richard Zenith, tradutor e biógrafo de Pessoa. Às 19h, faremos uma sessão de escuta imersiva, no espaço da exposição, de uma seleção de episódios do documentário sonoro «Não sei o que o amanhã trará», da autoria de Sofia Saldanha.
Sofia Saldanha, radialista e realizadora, faleceu em dezembro do ano passado. Neste dia de celebração, homenageamo-la também a ela, autora rigorosa e sensível de umas das mais bonitas peças que se fez sobre Fernando Pessoa.
O dia termina com um concerto de João Afonso, às 21h. Em «Sorriso audível das folhas», João Afonso, vizinho do bairro de Campo de Ourique, revisita um projeto antigo de musicar textos de Pessoa e dá a conhecer essas composições.
Uma última nota para dizer que, a meio da tarde pelas 17h30, convidamos a brindarem connosco aos 30 anos do museu dedicado a Pessoa – e a quem o lê.”
Sobre a Casa Fernando Pessoa, hoje um museu de literatura reconhecido com o Prémio de Melhor Museu Português da Associação Portuguesa de Museologia, Clara Riso acrescenta:
“No final do ano 1990, a Câmara Municipal de Lisboa comprou o edifício n.º 16 da Rua Coelho da Rocha, em Campo de Ourique. Um edifício de três andares, então em muito mau estado, onde tinha vivido, 70 anos antes, o poeta Fernando Pessoa. Pessoa viveu no primeiro andar direito desse edifício os últimos 15 anos da sua vida. Depois de obras profundas, o edifício foi reabilitado e transformado numa casa de poesia, pronto para receber a biblioteca particular de Pessoa e funcionar como espaço cultural polivalente. A Casa Fernando Pessoa foi inaugurada a 30 de novembro de 1993, há 30 anos.
30 de novembro é a data em que Pessoa faleceu, no ano de 1935. Fazer coincidir a abertura da Casa com a partida de Pessoa pode ser uma forma de entender que este é um espaço que prolonga a sua memória, a sua escrita, o seu legado. Até hoje Pessoa vive – na Casa Fernando Pessoa e, claro, em todos os leitores que o admiram no mundo.”
As reservas para as visitas e para o concerto poderão ser realizadas através do e-mail bilheteira@casafernandopessoa.pt e os bilhetes deverão ser levantados até 1h hora antes do início de cada sessão.