Sílvia Costa
Almada Negreiros na revista Athena
Sinopse: Em 1924, José de Almada Negreiros participa nos dois primeiros números da revista Athena com o texto “Pierrot e Arlequim” e quatro desenhos.
Almada é o artista das mãos que desenham e que escrevem, do encontro e da fusão das artes, acompanhando o gosto das vanguardas do início do século XX.
A análise que se propõe nesta comunicação passa por ressaltar as ligações e as contaminações entre o pictórico e o literário tão presentes na obra daquele que é um dos nomes cimeiros do Modernismo português.
Nota biográfica: Sílvia Laureano Costa é investigadora do Centro de Estudos Almada Negreiros e Sarah Affonso (CEDANSA) e do Modernismo Online: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu - projecto do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Doutorada em Estudos Portugueses, com uma tese sobre o Teatro de Almada Negreiros, pela mesma universidade. Organizou exposições e tem participado em colóquios e encontros sobre a vida e a obra de Almada Negreiros, tendo também publicado diversos ensaios sobre estas temáticas. Editou a antologia, traduzida para espanhol, José de Almada Negreiros: El Niño de Ojos de Gigante (2016). No prelo, tem a edição de uma antologia bilíngue de Almada Negreiros, pela Dilúvio Editora.