Marta Soares
As colaborações artísticas nas revistas Orpheu e Athena
Sinopse: Em plena 1ª Guerra Mundial, a revista Orpheu, marcada pelo sensacionismo, movimento artístico esboçado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, contou com a colaboração de vanguardistas portugueses: Guilherme de Santa Rita, cujas obras foram reproduzidas em Orpheu 2, e Amadeo de Souza-Cardoso, que publicaria 4 hors-textes em Orpheu 3. Quase 10 anos depois, a revista Athena, mais eclética e acompanhada de comentário crítico, reproduziu tanto obras de artistas modernos portugueses (Almada Negreiros, Lino António, Mily Possoz, Mamía Roque Gameiro), como artistas portugueses e estrangeiros dos séculos XVIII e XIX (Tiepolo, Miguel Ângelo Lupi, Ma-nuel Maria Bordalo Pinheiro, Visconde de Menezes, Soares dos Reis). Partindo das hierarquizações das artes segundo Pessoa e dos textos sobre artistas publicados na revista Athena, esta comunicação indagará o lugar das artes plásticas nas revistas Orpheu e Athena.
Nota biográfica: Marta Soares é doutorada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora colaboradora do IHA – NOVA FCSH/IN2PAST (Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa). Desde a sua tese de mestrado sobre Amadeo de Souza-Cardoso e a revista Orpheu que tem vindo a publicar sobre Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros e Fernando Pessoa. Em 2016, foi curadora, com Raquel Henriques da Silva, da exposição Amadeo de Souza-Cardoso / Porto Lisboa / 2016 – 1916, que esteve patente no Museu Nacional de Soares dos Reis e no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, e colaborou com outras exposições organizadas pela Fundação Millenium bcp, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museo Reina Sofía e o Centre Pompidou. As suas principais áreas de investigação orbitam em torno do modernismo, da teoria e historiografia da arte, da história e teoria da animação.