Solistas da Metropolitana
Sexta às 18h30
Duração: 60 minutos
Entrada livre, sujeita à lotação
Solistas:
Carla Pereira (corne inglês), João Moreira (trompete), Dana Radu (piano)
A designação de música norte-americana aponta muitos sentidos. Vêm logo à ideia géneros tão diversos como o Gospel, o Blues, o Jazz, o Country, a Broadway, o Rock, o Disco, o Hip Hop, o House… E se falarmos de música de tradição clássica com raízes europeias? Neste domínio, a esmagadora maioria do público fica-se pela referência de Leonard Bernstein. Mas há muito para descobrir, claro está. Com o «simples» recurso de um trompete, um corne inglês e um piano, os Solistas da Metropolitana convidam-nos para ouvir de perto. Os nomes de Aaron Copland e Elliott Carter são referências incontornáveis da História da Música do século XX. Em Quiet City, Copland reuniu excertos que compôs originalmente para uma peça de teatro em torno dos dilemas existenciais de um homem de negócios que renegou o idealismo da juventude e a aspiração de ser poeta. Também de 1940, a Pastoral de Carter revela a faceta mais afetuosa deste compositor. De Halsey Stevens e Joseph Turrin, ouvimos ainda duas peças de repertório que desafiam a destreza técnica dos trompetistas.
Programa detalhado:
Halsey Stevens (1908-1989) – Sonata para Trompete e Piano (1956)
16 min.
I. Allegro moderato
II. Adagio tenero
III. Allegro
Elliott Carter (1908-2012) – Pastoral, para corne inglês e piano (1940)
12 min.
Joseph Turrin (n. 1947) – Caprice, para trompete e piano (1989)
6 min.
Aaron Copland (1900-1990) – Quiet City, arranjo para trompete, corne inglês e piano (1940)
11 min.