11 jan 2018

Pianistas de várias formações trazem o piano para o meio da sala na Casa Fernando Pessoa em 2018

João Paulo Esteves da Silva, Daniel Schvetz, Paula Sousa, Mário Laginha, Pedro Burmester

«O piano estará no meio da sala e eu prometo tocar.» diz João Paulo Esteves da Silva, o pianista convidado para abrir novo ciclo de música na Casa Fernando Pessoa. «Vai tratar-se de improvisação, ou seja, de música que não existe antes da primeira nota ser tocada», acrescenta o músico, também poeta e tradutor de poesia.

O piano no meio da sala – ciclo de concertos de piano solo na Casa Fernando Pessoa começa já no próximo dia 18 de Janeiro, com João Paulo Esteves da Silva, às 19h.

Para estes concertos/encontros trazemos o piano para o centro do auditório e da conversa. Neste novo programa de música, convidamos pianistas de diferentes formações para um encontro a solo com o público. Uma oportunidade para ouvi-los de perto tocar as suas peças favoritas e falar sobre as suas escolhas.

A João Paulo Esteves da Silva, seguem-se Daniel Schvetz (Março), Paula Sousa (Abril), Mário Laginha (Maio), Pedro Burmester (Junho), ainda durante o primeiro semestre de 2018.

Desde abertura que a Casa Fernando Pessoa conta com um piano e tem na música uma programação regular. O novo ciclo, dedicado exclusivamente a este instrumento, foi pensado como uma continuação do programa de verão com músicos de jazz na esplanada da Casa – um programa com muito sucesso junto do público.

Clara Riso, directora da Casa Fernando Pessoa, explica: «a nossa ideia é que haja, nestes concertos, proximidade entre pianistas e público. Os pianistas, para além de tocarem as peças que entenderem escolher para este concerto, falarão com o público sobre essas escolhas e sobre a sua relação com a música». Foram convidados pianistas do jazz e do clássico, alguns com muita experiência e outros com carreiras mais recentes: «pensamos em pianistas de diferentes perfis que sobretudo tenham gosto em tocar a solo numa sala pequena, num ambiente que torne a relação com o público mais próxima e informal», segundo Clara Riso.

 Os bilhetes para estes concertos têm o preço único de 5 euros.


 

Download
Press Release