27 out 2020

Judith Teixeira, Emily Dickinson e duas noites  de Jazz e Poesia estreiam o novo auditório  da Casa Fernando Pessoa

A Casa Fernando Pessoa abriu novas portas acessíveis, depois de obras de remodelação e reorganização de alguns espaços. O auditório está agora localizado no piso térreo, com uma relação mais imediata com o pequeno jardim onde está a esplanada da cafetaria e restaurante.

A poesia de Judith Teixeira vem estrear o auditório. Esta mulher que viveu no tempo Modernista de Pessoa, viu o seu livro Decadência ser apreendido juntamente com Sodoma, de Raul Leal e Canções, de António Botto (numa edição publicada pela Olisipo, um dos projectos editoriais de Pessoa). Pouco divulgada durante muitos anos, os seus textos e poemas voltaram a circular nos anos 90 numa edição da &etc, e mais, recentemente, pelas Publicações D. Quixote e pelas Edições Esgotadas.

Fernando Cabral Martins, que foi Professor de Literatura na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, e é investigador pessoano e especialista em Modernismo, dará a Aula  de Poesia Mundial sobre Judith Teixeira.​​​
​​​​A entrada é livre, sujeita à lotação (reduzida) da sala.

Dois dias depois, voltam os poemas ao auditório. Emily Dickinson, poeta norte-­americana do século XIX, conhecida pelos seus poemas curtos, de verso livre, escreveu no fim da vida, em papéis dispersos. Nesse conjunto, foram encontrados poemas escritos nos espaços em branco de envelopes, ajustados em formas exíguas. As Edições do Saguão publicaram recentemente a reunião destes poemas. O livro Poemas Envelope será apresentado na tarde de 31 de Outubro, com a presença dos editores Mariana Pinto dos Santos e Rui Miguel Ribeiro, do revisor literário Jeffrey ChildsLígia Soares, performer e poeta, fará as leituras.  A entrada é livre, sujeita à lotação (reduzida) da sala. 

Também a música volta a encher a Casa Fernando Pessoa. Dias 6 e 7 de Novembro, há Noites de Jazz e Poesia.  

Duas noites de diálogo entre a poesia e a música improvisada. Na primeira noite, apresentam-se quatro duetos com a poesia a marcar o passo. Na segunda noite, trocam-se cadeiras para uma improvisação colectiva dos quatro músicos com intervenções pontuais dos escritores.

Um programa organizado pelo poeta, editor e tradutor Miguel Martins, com a participação dos poetas Raquel Nobre Guerra, Vasco GatoRicardo Marques  e Filipe Homem Fonseca e dos músicos João Pedro Viegas (clarinete baixo), João Camões (viola de arco), Mário Rua (bateria) e Rui Godinho (piano). As sessões são em português e inglês, sem tradução simultânea. Bilhetes a partir de 8 euros. 

Em tempo de lotação limitada e alargando o tamanho da sala, todos estes os programas serão registados e dispobinibilizados mais tarde ou transmitidos em directo nos canais da Casa Fernando Pessoa.

A Casa Fernando Pessoa é um lugar seguro. Consulte aqui as medidas de prevenção adoptadas.