10 nov 2022

Portas abertas e Desassossego no aniversário da Casa Fernando Pessoa

No mês de novembro, há 29 anos abria portas na Rua Coelho da Rocha, n. 16, no edifício onde Fernando Pessoa viveu os últimos anos de vida, uma Casa dedicada a lembrar o legado do escritor.

No dia de aniversário da Casa Fernando Pessoa, a 30 de novembro, as portas estão abertas, com entrada livre. Ao longo do dia, haverá visitas orientadas por diferentes pessoas da equipa da Casa, cada uma com o seu olhar particular sobre a coleção do museu.

Porque somos um lugar de livros e de literatura, ao final do dia recebemos dois músicos letristas, que têm uma afinidade especial com a palavra: Capicua e Carlão leem trechos do Livro do Desassossego, acompanhados pela música ao vivo de Pedro Geraldes.  

O Livro do Desassossego, a obra mais conhecida e traduzida de Fernando Pessoa, foi publicada há precisamente 40 anos, data que também estamos a celebrar com uma exposição temporária chamada Jogo do Desassossego. Nesta exposição, o visitante poderá conhecer as histórias por trás da publicação póstuma do Livro, deambular por alguns dos trechos mais enigmáticos, ordená-los à sua maneira ou imaginar como Pessoa o teria feito.

Venha visitar-nos. Sinta-se em Casa.