6 mar 2023

A Feira do Livro de Poesia regressa em março ao Jardim da Parada

Depois de quatro anos de ausência, a Feira do Livro de Poesia está de volta. De 21 a 26 de março, mais de uma dezena de editoras de poesia e livreiros marcam encontro com os leitores no Jardim da Parada, em Campo de Ourique.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Casa Fernando Pessoa e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique. Além das editoras e livreiros que apresentam os seus catálogos de poesia, haverá apresentações de livros, oficinas e concertos, numa programação que se estende ao auditório da Casa Fernando Pessoa e à Biblioteca Espaço-Cultural Cinema Europa.
Também em março, a Casa Fernando Pessoa e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique retomam o projeto Poesia Estendida, em que se convida os vizinhos do bairro a colocar bandeiras com versos à janela. É um projeto que nasceu na pandemia e que teve uma grande adesão, tendo chegado a diferentes locais da cidade. Nas duas últimas edições, o público participou logo na primeira fase do projeto, com o envio de propostas de versos para serem estampados nas bandeiras.
Nas palavras de Pedro Costa, presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique: “A poesia é integral à identidade de Campo de Ourique, tal como o é Fernando Pessoa. Durante a pandemia de Covid-19, que impossibilitou a realização da Feira do Livro da Poesia, fizemos questão de celebrar o Dia Mundial da Poesia levando-a às ruas e janelas, através do programa Poesia Estendida. É com motivação redobrada que este ano voltamos ao coração do Bairro, realizando novamente no Jardim da Parada a Feira do Livro da Poesia em parceria com a Casa Fernando Pessoa.”
Este ano, além de poder recolher uma bandeira com um dos versos selecionados na Casa Fernando Pessoa ou na Biblioteca Espaço Cultural Cinema Europa, será possível também estampar a sua própria bandeira: haverá na Casa Fernando Pessoa uma oficina de impressão onde os participantes poderão fixar versos de Pessoa e dos seus heterónimos em tecido – as inscrições já estão abertas.

No dia 21 de março,  a obra da poeta Ana Luísa Amaral, que colaborou com a Casa Fernando Pessoa em tantos programas, será celebrada num encontro informal de partilha de histórias e de leitura de poemas por poetas e amigos.
Clara Riso, diretora da Casa Fernando Pessoa, reforça: “No Dia Mundial da Poesia, 21 de março, a entrada na Casa Fernando Pessoa é gratuita. Na sessão do fim da tarde, dedicamos a data a Ana Luísa Amaral que tantas vezes habitou esta Casa, com a sua voz, a sua inteligência, a sua poesia, a sua alegria. Que este dia seja para ela.”

 

21 a 26 de março

Terça a sexta das 14h às 19h
Sábado e domingo das 11h às 19h
Jardim da Parada

Participam nesta edição da Feira do Livro de Poesia:

Editores

Averno e Alambique, Douda Correria, Leya, Espaço Llansol, Mariposa Azual, não (edições), Relógio D'Água

Livreiros

Casa Pélys (alfarrabista), Livraria Baobá (representa as editoras Antígona e Orfeu Negro), Livraria Miguel de Carvalho (alfarrabista), Livraria Snob (representa as editoras: Alfarrábio; Assírio & Alvim; Caixa Alta; Contracapa; Flâneur; Flop; Officium Lectionis; Ponto de Fuga / Avesso; Saguão; Shantarin; Snob; Urutau; e uma selecão de alguns títulos de diversos pequenos editores); Tigre de Papel (representa as editoras: Alfarrábio; Boca; Campo das Letras; Casa da Achada; Cotovia (RDCarvalho); Flan de Tal; Outro Modo; Sr. Teste; Tigre de Papel; Tinta da China; Veja e ainda várias editoras brasileiras ).

21 março (terça)

 10h às 18h
Dia Mundial da Poesia
Entrada livre na Casa Fernando Pessoa
Casa Fernando Pessoa
Entrada gratuita

No Dia Mundial da Poesia, a Casa Fernando Pessoa tem entrada livre. Estaremos todo o dia de portas abertas, prontos para partilhar histórias sobre as obras – e a vida – de um dos mais conhecidos poetas portugueses, que viveu 15 anos no bairro de Campo de Ourique.

 

19h às 20h15
"mesmo sem palavras: o furor"
Celebração da poesia de Ana Luísa Amaral
Conversa · Leituras
Auditório da Casa Fernando Pessoa
Entrada livre (bilhetes disponíveis a partir das 18h)

Os convidados escolhem um poema ou um livro de Ana Luísa Amaral e, de forma breve e informal, contam ao público as razões da sua escolha. Partindo assim de textos em concreto, haverá uma sessão de conversa em que se partilham histórias, memórias e pensamentos sobre Ana Luísa Amaral e o que escreveu.

Moderação de Luís Caetano. Com Francisco José Viegas, Lídia Jorge, Margarida Vale de Gato e Maria do Rosário Pedreira.

 

 22 março (quarta)

15h30 às 17h
No bairro de Pessoa
Visita
Passeio · Visita Orientada
Ponto de encontro: Jardim da Parada
Formulário de inscrição

Fernando Pessoa viveu na Rua Coelho da Rocha, n. 16, durante os últimos 15 anos de vida. Percorria as ruas de Campo de Ourique diariamente e frequentava os jardins e as lojas do bairro. A partir do Jardim da Parada, haverá um passeio até à Casa Fernando Pessoa, com pontos de leitura pelo caminho.  À chegada à Casa Fernando Pessoa, há uma visita orientada com entrada gratuita.


17h30 às 18h30
Durante a Respiração
Rui Almeida
Apresentação de livro
Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa
Entrada livre

Lançamento do livro Durante a Respiração de Rui Almeida
Editado pela DSO (Debout Sur L’Oeuf)


19h30 às 20h
Mulher ao Mar e Corsárias - uma dúzia de inéditos
Leituras
Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa
Entrada livre

Leituras de Margarida Vale de Gato e Ivo Canelas.
Margarida Vale de Gato e Ivo Canelas vão ler 12 poemas inéditos, antecipando o lançamento de Mulher ao Mar e Corsárias, previsto para abril.
Mulher ao Mar e Corsárias é o 4.º vol. do projeto poético de Margarida Vale de Gato (Mulher ao Mar) na Mariposa Azual, tendo já sido publicado Mulher ao Mar (2010), Mulher ao Mar Retorna (2013) e Mulher ao Mar e Grinalda (2018).

 

23 março (quinta)

 16h às 17h15
Todos os dias uma carta (Correspondência literária 1967-2005)
Maria Gabriela Llansol
Apresentação de livro
Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa
Entrada livre

 

Apresentação por João Barrento com leitura de alguns excertos.

Edição Espaço Llansol/Mariposa Azual, 2023. Coleção Rio da Escrita / 24

Este volume de cartas de Maria Gabriela Llansol, escritora nascida em Campo de Ourique e cuja vida e escrita foi marcada por um exílio de vinte anos na Bélgica (1965-1985), reúne uma seleção das suas cartas que, partindo desse período que viu nascer toda a sua obra maior, chega até quase ao fim da vida (em 2008).

Trata-se de correspondência literária num sentido muito amplo, constituindo um esclarecedor guia para a leitura dos seus livros, a pulsão da escrita que os anima, mas também os afetos que os rodeiam e invadem.

O título – Todos os dias uma carta – é bem esclarecedor da importância atribuída pela autora a esta forma de comunicação, que cultiva desde cedo com os mais diversos interlocutores: escritores e tradutores dos seus livros, jornalistas e artistas, familiares e amigos.

 

18h30 às 20h
Clube de Leitura de Poesia
Casa Fernando Pessoa – Biblioteca
Entrada livre
Formulário de inscrição

Numa colaboração entre a Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa e a Casa Fernando Pessoa, inauguramos, no âmbito da Feira do Livro de Poesia, um Clube de Leitura de Poesia.

Dedicado única e exclusivamente a obras poéticas, o Clube funcionará mensalmente até junho na Casa Fernando Pessoa e posteriormente de setembro a dezembro na Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa. As sessões serão mediadas por Isabel Machado, coordenadora da Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa, acompanhada por Teresa Monteiro, bibliotecária da Casa Fernando Pessoa.

O poeta de março será António Ramos Rosa, sendo os próximos poetas selecionados em conjunto com o grupo.

 

24 março (sexta)

19h às 19h35
Rente ao Dizer
Recital de poesia
Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa
Entrada livre
 

Rente ao Dizer é um recital de poesia acompanhado por violoncelo, com Teresa Lima, Mónica Garcez e Daniela de Brito. Neste encontro, homenageamos Eugénio de Andrade (1923-2005) numa sessão sóbria, intimista, poética e musical.

 

25 março (sábado)

11h às 13h
Brincar aos Poemas
Oficina
Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa
Crianças e adultos
Entrada livre

Na oficina Brincar aos Poemas vamos poder construir o nosso poema através de palavras encontradas em recortes de jornal. Palavra a palavra, vamos entrar na melodia de um poema, de uma estrofe ou de um verso… No final da oficina, vamos deixar pendurados os nossos trabalhos na Biblioteca!


15h às 17h45
Oficina de impressão
Faça você mesmo
Oficinas
Casa Fernando Pessoa
Horários: 15h · 16h · 17h Duração: 45 minutos cada sessão
Adultos e crianças
Bilhetes: 5€ Criança (até 12 anos) / 6 € Adulto (disponíveis online ou na bilheteira da Casa)

Este ano, além de poder recolher uma bandeira com um dos versos da Poesia Estendida, será possível também estampar a sua própria bandeira: haverá na Casa Fernando Pessoa uma oficina de impressão onde os participantes poderão fixar versos de Pessoa e dos seus heterónimos em tecido.


18h às 19h
Poetry Slam
Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa
Entrada livre

Poetry Slam é uma prática em torno da palavra dita, que tem na sua base várias regras que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes. Nesta sessão, o público participa ativamente tanto nas suas obras poéticas que são apresentadas publicamente, como na pontuação que é dada a cada slammer.

 

26 março (domingo)

 16h às 16h40
Amigos de Sophia
Performance
Jardim da Parada
Entrada livre

Momento performático no Jardim da Parada, com a atuação dos grupos Amigos de Sophia, Canto de Ourique e Johnson Singers, que envolve poesia e música.