Leituras

Tabacaria, um poema com 90 anos Dia Mundial da Poesia

21 mar 2018 · 21:00 – 22:00

Entrada livre (sujeita à lotação da sala)


Será que só conhecemos verdadeiramente um poema quando o sabemos de cor e lhe conhecemos o som, a partitura?

António Fonseca, actor que decorou Os Lusíadas, juntou agora pessoas que gostam de ler em conjunto e em voz alta para celebrar a "Tabacaria", 90 anos depois da escrita deste poema de Álvaro de Campos.

Durante oito semanas, não-profissionais do teatro reuniram-se para trabalhar o poema em português e nos crioulos de Cabo Verde. Devolvem-nos o poema na noite de 21 de Março, Dia da Mundial da Poesia e Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial – em vozes diversas de pessoas de diferentes idades e diferentes ocupações. 

Estará à venda também a novíssima edição bilingue de "Tabacaria", em português e cabo-verdiano, traduzida por Apolo de Carvalho e publicada pela Casa Fernando Pessoa e Associação AfroLis, ilustração de capa de Carlos Vieira/Xibeti Conceptions.

Com António Fonseca e Abílio Alves, Andressa Barichello, António Lima, Bernardo de Melo, Carla Antunes, Carla Correia, Carlota Alves, Catarina Peças, Helena Centeio, Luís Tomar, Lurdes Duarte, Magda Santos, Rosa Cardoso,Teresa Carvalhais (leituras) e Guilherme Ben Sassy, Lascas Div, Pedro Petronilho (música).