Aniversário da Casa Fernando Pessoa Casa é um lugar para ser habitado
No dia 30 de novembro de 1993 a Casa Fernando Pessoa abria portas pela primeira vez. Passados 28 anos mudou muita coisa no mundo, na cidade - e na Casa Fernando Pessoa. Celebramos o aniversário da Casa no dia em que também passam anos sobre a morte de Fernando Pessoa.
O programa de aniversário começa a 26 de novembro com um workshop online de dois dias, para a leitura de poesia em voz alta, com Teresa Lima - A poesia das coisas simples. Uma oficina para pessoas sem experiência na leitura de poesia em voz alta.
Durante o dia 30 de novembro há entrada gratuita na exposição, horário alargado e várias visitas orientadas ao longo dia, feitas pelas pessoas da Casa, que mostram a exposição na perspetiva de quem trabalha nos bastidores. Há visitas com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição.
Ao fim da tarde, escutamos poemas sobre casas, moradas, abrigos e sons destes lugares de intimidade e acolhimento.
Leituras por Ângela Pinto, com sonoplastia ao vivo por Antonio-Pedro e a presença de Manuela Nogueira, que morou nesta casa.
Assinalamos também a data com uma oficina para escolas. A Grande Viagem do Pequeno Mi é uma oficina de dança, música, literatura e ilustração (criação de Madalena Victorino, co-criação e interpretação de Ana Raquel e Beatriz Marques Dias, a partir de um livro de Sandro William Junqueira e Rachel Caiano)