5 mai 2021

Nove poemas de nove mulheres vertidos para diferentes línguas

Hoje é Dia Mundial da Língua Portuguesa. Português, Lugar de Escrita - Mulheres na Poesia é o projecto da Casa Fernando Pessoa e da Embaixada de Itália em Lisboa para o 5 de Maio em 2021.

A Casa Fernando Pessoa trabalha há muito com poesia contemporânea e tradução. Itália é País Observador da CPLP. Estes dois parceiros juntaram-se para assinalar o dia 5 de Maio no âmbito da CPLP, com a edição de um livro digital que reúne poemas escritos por  Amélia Dalomba (Angola), Lu Menezes (Brasil), Dina Salústio (Cabo Verde), Rita Ié (Guiné Bissau), Juliana Mbengono (Guiné Equatorial), Hirondina Joshua (Moçambique), Rosa Oliveira (Portugal), Conceição Lima (São Tomé e Príncipe) e Cidália da Cruz (Timor-Leste).

Os seus poemas foram traduzidos para italiano, catalão, castelhano, eslovaco, georgiano e húngaro, línguas de outros Países Observadores da CPLP que aderiram a este projecto de tradução de poesia. 

"Poemas em português escritos por mulheres de diferentes lugares. Diferentes lugares de vida e de escrita, de experiência, de pensamento". Clara Riso,  directora da Casa Fernando Pessoa, explica assim na sua mensagem. O "pequeno livro" pode ser lido aqui. Estes nove poemas estendem-se em diferentes versões por quase duzentas páginas, juntos na circunstância de chegarem hoje a outros lugares, levados em diferentes línguas, vísiveis, agora, para mais pessoas. 

 

Leia aqui a nota de imprensa sobre este projecto.