5 jul 2019

Casa Fernando Pessoa aumenta a sua colecção com nove livros que pertenceram ao escritor

Os livros agora adquiridos vêm também enriquecer a colecção da Casa Fernando Pessoa no momento em que se prepara uma nova museografia que mostrará de forma mais acessível ao público este importante acervo.A Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, o conjunto dos livros que leu e onde deixou notas, é sem dúvida um caminho para o melhor conhecimento do leitor e do escritor que Pessoa foi.

Nove títulos vão passar a integrar fisicamente a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa. Esta aquisição vem contribuir para a minimização da dispersão física deste conjunto (há ainda títulos na posse da família e na Biblioteca Nacional de Portugal).

Os livros foram adquiridos recentemente no âmbito do leilão promovido em 18 e 19 de Junho de 2019 pela leiloeira Vicente F. Leilões.

Sobre sete dos livros, bens culturais móveis classificados (Decreto nº21/2009 de 14 de Setembro), a Câmara Municipal de Lisboa exerceu o direito de preferência, tendo-os adquirido através deste recurso.

Os dois restantes títulos adquiridos não estavam classificados (por não apresentarem “marcas autógrafas de utilização” de Fernando Pessoa) mas foram licitados pela EGEAC (empresa municipal que tutela a Casa Fernando Pessoa desde 2012) durante o leilão.

Oito destes nove livros já se encontravam digitalizados e catalogados, integrando a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa na sua versão digital.

Sobre os livros adquiridos

Deste conjunto de nove livros, o único que não se encontrava ainda catalogado é o exemplar de Bacon vs Shakespeare, de Edwin Reed. Na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa constavam já 18 títulos sobre este tema, embora nenhum escrito por Reed. As questões relacionadas com a autoria e identidade de Shakespeare eram tema caro a Fernando Pessoa.

Passa a integrar também fisicamente a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa a cópia de A Morte de D. João, de Guerra Junqueiro que pertenceu à mãe do escritor. Uma oferta do filho registada em dedicatória - “Oferece à Mamã, o Fernando”, 30 de Dezembro de 1909 - junta-se agora na estante ao exemplar do mesmo livro que pertenceu a Fernando Pessoa.

De destacar a aquisição do exemplar de Athena, Revista de Arte, um volume encadernado que reúne os 5 números que foram publicados da revista, que estando digitalizada e acessível dessa forma ao público, não integrava fisicamente a Biblioteca Particular. Em 3 de Novembro de 1924 Pessoa declarou ao Diário de Lisboa que em Athena vinha «(…) nada menos que o primeiro livro, inteiro, das «Odes» de Ricardo Reis.(…)». A marginália (notas manuscritas do escritor) incide, entre outras páginas, sobre estas odes, sobre o poema “Ela canta, pobre ceifeira” publicado em nome de Fernando Pessoa, bem como sobre “O Guardador de Rebanhos” e “Poemas Inconjuntos” de Alberto Caeiro.

Eis a lista de livros adquiridos:

ATHENA. Revista de Arte
Edição original e completa (5 números).
Incluída no catálogo da Casa Fernando Pessoa, digitalizada.
Marginália sobre odes de Ricardo Reis, “Ela canta pobre ceifeira” do ortónimo, e O Guardador de Rebanhos e Poemas Inconjuntos de Alberto Caeiro.

FRITH, Henry. - HOW TO READ CHARACTER IN FEATURES, FORMS & FACES.
Incluído no catálogo da Casa Fernando Pessoa, digitalizado.
Contém duas assinaturas de posse: folha de guarda («F.PESSÔA») e no anterrosto («F. A. N. PESSÔA»).
Importante quantidade de marginália.
Contém sublinhados
Na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa já existe um título deste autor/temática How to read character in handwriting.

HOLLANDER, Bernard. - SCIENTIFIC PHRENOLOGY
Incluído no catálogo da Casa Fernando Pessoa, digitalizado.
Assinatura de posse na folha de guarda «F. A. N. Pessoa. 13 de Junho de 1905», data do seu 17º aniversário.
Contém marginália no corpo do texto e na folha de guarda posterior. Sublinhados e traços verticais.
Na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa já existe um título sobre esta temática, Heads and How to read Them: a Popular Guide to Phrenology, de Stackpool E. O’Dell.

JUNQUEIRO, Guerra. - A MORTE DE D. JOÃO.
Incluído no catálogo da Casa Fernando Pessoa, digitalizado.
Contém dedicatória autógrafa de Fernando Pessoa: Oferece à Mamã, o Fernando, 30 de Dezembro de 1909. Faria parte da biblioteca da mãe de Pessoa e não da sua.
Na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa existe uma outra edição, de 1903, que está assinada por Alexander Search, com sublinhados e marginália.

REED, A. M. Edwin. - BACON VS SHAKESPEARE.
Não incluído no catálogo da Casa Fernando Pessoa.
Contém assinatura de posse de Fernando Pessoa, assim como sublinhados.
Este autor não estava ainda representado na base de dados.

TCHEKOFF, Anton. - PLAYS BY...
Incluído no catálogo da Casa Fernando Pessoa, digitalizado.
Assinatura de posse na folha de guarda, com sublinhados e traços verticais.

WESTCOTT, William Wynn. - AN INTRODUCTION TO THE STUDY OF THE KABALAH...
Incluído no catálogo da Casa Fernando Pessoa, digitalizado.
Várias passagens sublinhadas a lápis e anotações no texto e folhas de guarda.
Único livro deste autor na Biblioteca Particular de Fernando Pessoa.

SILVA, Ricardo Espírito Santo. - EDUARDO MALTA.
Incluído no catálogo da Casa Fernando Pessoa, digitalizado.
24 reproduções, com estudo crítico.
Valorizado com dedicatória autógrafa de Ricardo Espírito Santo Silva «ao grande poeta Fernando Pessoa».

ORPHEU. AFINA A LIRA.
Incluído no catálogo da Casa Fernando Pessoa, digitalizado.
Opúsculo com oito folhas, muito raro.
Panfleto lançado com o intuito de criticar a revista Orpheu.
Numa carta de Sá-Carneiro para Fernando Pessoa, datada de 23 de Agosto de 1915, é-lhe feita referência.