Cada história conta | Everystory matters · Conferência Internacional
A reflexão sobre a importância da leitura na vida das pessoas está presente nos Dias do Desassossego desde a primeira edição do programa conjunto da Casa Fernando Pessoa e da Fundação José Saramago. Este ano, as duas casas de escritores da cidade de Lisboa, são parceiros locais para uma conferência internacional organizada pela Acesso Cultura, sobre livros para crianças e jovens e diversidade. A 19 de Novembro, durante os Dias do Desassossego, convidam-se os profissionais do livro, leitores e educadores, a debater a importância de cada história na vida de todos.
As sociedades europeias estão a tornar-se cada vez mais diversas. Infelizmente, essa realidade não é reflectida em todos os lugares: a literatura e o sector dos livros ainda permanecem muito homogéneos, em muitos aspectos. Não se trata apenas de quem escreve (e de quem é incentivado a escrever), mas de quem é publicado, quem fica no palco, quem fica na plateia, como as pessoas são retratadas e quais os leitores que se podem identificar com os personagens dos livros que estão a ler. Todas as pessoas têm o direito de descobrir a literatura e de criar histórias, independentemente do seu contexto socioeconómico ou cultural, género, orientação sexual ou capacidades intelectuais e físicas. No entanto, nem todos temos oportunidades iguais para o fazer.
Esta é a conferência de abertura do projecto europeu Every Story Matters, co-financiado pelo programa Europa Criativa, do qual a Acesso Cultura é o parceiro português. A Casa Fernando Pessoa e a Fundação José Saramago são os parceiros locais da Acesso Cultura para este projecto. As inscrições estão abertas e o programa pode ser consultado no site da Acesso Cultura.
A conferência realiza-se com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.