26 dez 2017

Começar 2018 na Casa Fernando Pessoa

O ano novo traz novos ciclos e visitas mais acessíveis

Bom ano a quem nos lê e visita. Apresento brevemente os dois primeiros meses do ano: o ano novo traz novos ciclos, novas visitas e, com o mesmo gosto, mantém os programas já conhecidos que mais nos motivam e entusiasmam. 


A Casa Fernando Pessoa passa a oferecer visitas com audiodescrição e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Alargamos o convite à comunidade Surda e às pessoas com baixa visão para virem à última morada de Pessoa, onde podem descobrir histórias e vivências deste poeta que criou tantos outros poetas e deixou uma arca cheia de papéis e mistérios.


Vamos ter um programa frequente de concertos solo de piano: trazemos o piano para o meio da sala e convidamos pianistas para nos falarem das peças que escolhem e da música que fazem. Entramos, informalmente e acompanhados, na linguagem não verbal da música.


Fomos procurar os livros de poesia que estão na Biblioteca Particular de Pessoa: os poetas que Fernando Pessoa leu vão ser tema das aulas de poesia mundial a que damos agora início. Aulas sobre grandes poetas da literatura universal dadas por quem melhor sabe abrir as portas dessas poéticas.


E só mais uma chamada, esta para os adolescentes: vai começar um novo clube de leitura em que os livros são partida e chegada para perguntas, dúvidas, prazeres e vontades. Passem a palavra!


Clara Riso · Directora da Casa Fernando Pessoa