7 mar 2024

Poesia Estendida 2024

Em março, estendemos a Poesia à janela.

As bandeiras com versos voltam a colorir as fachadas da cidade já a partir do próximo dia 12 de março. A Poesia Estendida, uma iniciativa da Casa Fernando Pessoa em parceria com a Junta de Freguesia de Campo de Ourique, marca o arranque da programação da Feira do Livro de Poesia, que este ano se realiza de 19 a 24 de março, no Jardim da Parada.

Os versos escolhidos para serem estampados nas bandeiras foram selecionados a partir de sugestões enviadas pelo público e, este ano, podemos encontrar palavras de poetas como Adélia Prado, André Tecedeiro, Andreia C. Faria, Eduardo Pitta, Jorge Sousa Braga e Natália Correia – ao lado de versos de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos.   

As bandeiras poderão ser levantadas a partir de 12 de março, na Casa Fernando Pessoa e na Biblioteca/ Espaço Cultural Cinema Europa, em Campo de Ourique.
Poderá ainda estampar a sua própria bandeira, numa oficina de impressão que terá lugar a 23 de março, na Casa Fernando Pessoa. A oficina é gratuita, mas deverá inscrever-se através de servicoeducativo@casafernandopessoa.pt .

A Poesia Estendida é um projeto que teve início durante a pandemia, quando a Casa Fernando Pessoa e a Junta de Freguesia de Campo de Ourique desafiaram os vizinhos para, mesmo à distância, continuarmos ligados uns aos outros através da poesia.

Mulher é desdobrável. Eu sou. de Adélia Prado
Passo e fico, como o Universo de Alberto Caeiro
Casual na vida como na alma de Álvaro de Campos
Como se mede uma raiz? de André Tecedeiro
Aceitai o suor do tempo. Andreia C. Faria
Nada é, tudo coexiste de Bernardo Soares
E se Tudo, de repente? de Eduardo Pitta
Não pertencer nem a mim! Fernando Pessoa
Tanta conexão e tanta solidão de Jorge Sousa Braga
A poesia é para comer de Natália Correia
Ama as tuas rosas de Ricardo Reis
Poesia estendida, 21 de março de 2024