Diretora da Casa Fernando Pessoa, Clara Riso, distinguida pela APOM com o Prémio de Mérito Profissional na área da Museologia
Clara Riso é diretora da Casa Fernando Pessoa desde 2014. Nestes quase 10 anos, contribuiu para o desenvolvimento deste museu de literatura, dando continuidade ao processo de consolidação de um espaço dedicado a Fernando Pessoa e à poesia contemporânea.
A diretora da Casa Fernando Pessoa, Clara Riso, foi distinguida na Conferência Anual da APOM - Associação Portuguesa de Museologia com o Prémio de Mérito Profissional na área da Museologia.
Na direção da Casa Fernando Pessoa – museu de literatura, integrando uma equipa de 18 pessoas, Clara Riso tem privilegiado, para além da salvaguarda do legado de Fernando Pessoa, a participação nos circuitos nacional e internacional da poesia contemporânea, a promoção da leitura, da escrita e da literacia, o aprofundamento de várias formas de mediação com públicos de diferentes perfis, o relacionamento com universidades e centros de investigação, as ações de responsabilidade social e os programas de proximidade.
Clara Riso é formada em Literatura Portuguesa e Comparada, e em Cultura Portuguesa Contemporânea. Trabalhou 10 anos para o Instituto Camões, na Hungria e na Sérvia, como leitora em diferentes universidades e como responsável pela ação cultural externa junto das embaixadas de Budapeste e Belgrado.
Em 2021, após obras de remodelação, a Casa Fernando Pessoa ganhou o prémio de melhor museu do ano, atribuído pela APOM, e o prémio Acesso Cultura de Acesso Integrado – físico, social e intelectual. Com uma nova museografia, um plano integrado de acessibilidades, e espaços de loja, biblioteca e auditório reequipados, a Casa Fernando Pessoa – museu de literatura tem visto aumentar o seu número de visitantes e é várias vezes apontado como museu de referência para museus da sua escala. Em 2023, foi nomeada para os EMYA, os European Museum of the Year Awards.