16 nov 2020

Dias do Desassossego

Santa_Isabel_2019.PNG

Cinco anos depois é tempo para novas aventuras para as duas Casas de autor da cidade de Lisboa.

Passaram cinco anos desde que iniciámos juntos, a Fundação José Saramago e a Casa Fernando Pessoa, este caminho dos Dias do Desassossego que acabaram por ser a face mais visível do trabalho conjunto realizado pelas duas Casas de Autor da cidade de Lisboa

Andámos em torno da leitura, dos livros, da literatura, colocando-a em diálogo com outras linguagens artísticas. Convocámos autores, músicos, actores, leitores de diferentes origens para nos contarem da sua experiência de leitura. Procurámos fazer da inclusão uma realidade, trabalhando com mediadores e com públicos que, por razões diferentes, não fazem da leitura um hábito constante. Saímos das nossas “Casas” para ocupar outros espaços da cidade, respeitando autonomias e congregando vontades.

Chegados aqui, pensamos que é tempo de avançar para outras ideias, outros projectos, no mesmo espírito de partilha e camaradagem que pauta o trabalho conjunto das duas Casas.

A todos os artistas, escritores e mediadores que trabalharam connosco nestes cinco anos e aos espaços e equipas que nos receberam, o nosso profundo agradecimento. Será um prazer voltar a contar convosco em próximas aventuras.