Cláudia Souza e Nuno Ribeiro

Fernando Pessoa: crítico em língua inglesa

Resumo

Esta palestra pretende mostrar o comprometimento de Fernando Pessoa com a literatura inglesa, tendo por base a edição – de Nuno Ribeiro & Cláudia Souza – publicada nos Estados Unidos com o título Writings on Art and Poetical Theory.  Na obra de Pessoa encontramos não só textos literários e ficcionais, mas também uma multiplicidade de textos de crítica e teoria literária escritos em inglês, que são fruto da educação inglesa que o autor português recebeu em Durban, na África do Sul, onde passou a maior da sua infância e adolescência (1896-1905), bem como das múltiplas leituras em inglês que o poeta e pensador português realizou durante toda a sua vida. Fernando Pessoa nunca viria abandonar a língua inglesa e os textos de crítica literária presentes em Writings on Art and Poetical Theory comprovam esse facto. Os textos pessoanos sobre arte e teoria poética devem ser considerados no contexto de um escritor plural, que se fragmentou em diversos outros eus leitores, autores e críticos. Nesta edição fica evidente que Pessoa foi um pensador bilingue, estendendo a sua crítica sobre arte e teoria poética para além dos limites da língua portuguesa.

 

Notas biográficas

Cláudia Souza é doutora em literaturas de língua portuguesa e pesquisadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. É autora de inúmeras edições e ensaios sobre a obra de Fernando Pessoa publicados na Europa, no Brasil e nos Estados Unidos. Publicou mais de 20 edições do espólio de Fernando Pessoa. É autora de quatro ensaios sobre a obra pessoana: O Livro do Desassossego e o Romantismo Alemão (Apenas Livros, 2016); Fernando Pessoa: Entre Filosofia & Literatura (Apenas Livros, 2017); Fernando Pessoa em Diálogo (Apenas Livros, 2017); Fernando Pessoa e o Romantismo Alemão (Subterrânea, 2021).

Nuno Ribeiro é pós-doutorando do IELT (NOVA – FCSH), onde realizada uma pesquisa financiada pela FCT, ao abrigo do FSE (SFRH/BPD/121514/2016). É autor de mais de 20 edições sobre a obra de Fernando Pessoa publicadas na Europa, no Brasil e nos Estados Unidos. Publicou os seguintes ensaios pessoanos: Fernando Pessoa e Nietzsche: O pensamento da pluralidade (Verbo, 2011); Fernando Pessoa e a Filosofia: Um estudo a partir do espólio (Apenas Livros, 2016); A Filosofia como Poetar: Escritos sobre Wittgenstein e Fernando Pessoa (Apenas Livros, 2016); Fernando Pessoa entre Leituras e Poéticas (Húmus, 2021).