Bartholomew Ryan e António Cardiello

Fernando Pessoa e Filosofia: Vivem em nós inúmeros

Resumo

Apresentação do novo volume Fernando Pessoa and Philosophy: Countless Lives Inhabit Us (editado por Bartholomew Ryan, Giovanbattista Tusa e Antonio Cardiello, e publicado pela Rowman & Littlefield), que explora o poeta português Fernando Pessoa e a sua relação com a filosofia.

Por um lado, este livro revela o sério conhecimento de filosofia de Pessoa e as suas explorações filosóficas lúdicas, bem como o seu talento para sintetizar, apropriar e subverter ideias complexas na sua arte. Por outro lado, os capítulos lançam nova luz sobre aspectos e problemas centrais da filosofia através do prisma dos diversos escritos de Pessoa.

O volume inclui dezasseis ensaios de um grupo internacional de investigadores e filósofos, analisando a obra poética multifacetada de Pessoa juntamente com temas e movimentos filosóficos, desde concepções de tempo, a estética antiga e moderna, a filosofia da linguagem, o transcendentalismo, a imanência e o niilismo até às filosofias islâmica e indiana, ao taoísmo, ao neopaganismo e à filosofia do eu.

O volume inclui ainda a mais completa tradução inglesa (de Richard Zenith) do texto de Pessoa (escrita pelo seu heterónimo Álvaro de Campos) intitulada "Notes for the Memory of my Master Alberto Caeiro [Notas para a Recordação do meu Mestre Caeiro].

 

Notas biográficas

Bartholomew Ryan é investigador de filosofia, músico e coordenador do CultureLab no IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa.

Giovanbattista Tusa é filósofo, radicado em Lisboa onde atualmente pesquisa filosofia e ecologia no IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa. 

Antonio Cardiello é bolseiro de pós-doutoramento em filosofia e membro do CultureLab no IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa.