Prémio Acesso Cultura Acesso Integrado (físico, social e intelectual) para Casa Fernando Pessoa e São Luiz Teatro Municipal
Quando em 2020 abrimos novas portas, fizemo-lo para que o acesso à Casa servisse a todas as pessoas.
Tentamos todos os dias que a acessibilidade seja transversal ao nosso trabalho. Recebermos Prémio Acesso Cultura Acesso Integrado (físico, social e intelectual) deixa-nos felizes e com motivação para continuar diariamente este caminho de tentar receber melhor mais pessoas.
Mais sobre esta edição dos Prémios Acesso Cultura.
A justificação do júri:
A Casa Fernando Pessoa reabriu em 2020 com um espaço físico que promove a autonomia de pessoas com deficiência. As suas visitas, com recursos de Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição, realizadas com regularidade, potenciam também este posicionamento e aproximam a instituição do público com deficiência e Surdo. É notável constatar a visão integrada que criaram, desde o espaço físico, às visitas, aos materiais tácteis e até à museografia. Criou-se aqui um exemplo para todo o sector português que partiu da criatividade e multidisciplinaridade, aliada ao desenho sistémico de toda a experiência.
Na sessão do anúncio do prémio, Clara Riso, diretora da Casa despediu-se contando como por vezes dizemos “Quem visita uma Casa também a habita”. Nós, habitantes de todos os dias, esperamos, com entusiasmo, pelas vossas visitas.
Assim é.