O encontro internacional de poesia, que junta poetas de diferentes lugares e modos de escrita na Casa Fernando Pessoa, regressa nos dias 24, 25 e 26 de junho. Nesta quarta edição, aos autores portugueses juntam-se poetas de Espanha, do Brasil e de Moçambique.
A 13 de junho, dia de aniversário de Pessoa, inauguramos uma nova exposição sobre o Livro do Desassossego e pedimos ajuda na seleção dos fragmentos.
Este ano, 6 de maio será o dia dedicado ao Colóquio Novos Estudos Pessoanos, no auditório da Casa Fernando Pessoa, com transmissão nos canais digitais da Casa.
A Casa Fernando Pessoa e o Largo Residências apresentam o concerto solidário NinaNinar – Canções de embalar o mundo, cujo valor de receita se destina à União de Refugiados em Portugal, para a compra de bens essenciais para famílias de refugiados da Ucrânia. Pode apoiar fazendo um donativo ou comprando o bilhete para assistir presencialmente ao concerto.
Assinalamos a data em conjunto, dentro e fora de portas: penduramos versos à janela, o rap toma conta do auditório e há visitas livres aos cantos da Casa, onde estarão poemas de Pessoa para ler alto ou levar.
É tempo de preencher lugares vagos na equipa. Precisamos de pessoas para acolher o público, nas salas de exposição.
Que verso gostava de pôr à janela em 2022?
Em Lisboa, a Casa Fernando Pessoa e, em Madrid, a Residencia de Estudiantes serão lugares para encontros com poetas contemporâneos promovidos pelo Instituto Cervantes. Este intercâmbio europeu acontece em dois momentos: a 29 e 30 novembro, em Madrid, e a 2 e 3 de dezembro, em Lisboa.
No dia 30 de novembro de 1993 a Casa Fernando Pessoa abria portas pela primeira vez. Passados 28 anos mudou muita coisa no mundo, na cidade - e neste lugar de literatura. Celebramos o aniversário da Casa no dia em que também passam anos sobre a morte de Fernando Pessoa.