Dia Internacional dos Museus e outras razões para vir à Casa Fernando Pessoa
De maio a agosto, não faltam motivos extra para vir à Casa Fernando Pessoa – desde logo, o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) ou o aniversário do escritor (13 junho). Nos meses mais quentes, os programas também saem porta fora: há concertos na esplanada, oficinas de férias no Jardim da Estrela e visitas temáticas ao Castelo de São Jorge.
O dia 18 de maio é o Dia Internacional dos Museus, assim criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Para cada ano é escolhido um tema que motiva os museus a privilegiarem determinadas questões na sua estratégia.
Para 2025, foi proposto o tema "O futuro dos museus em comunidades em constante mudança", com foco em três subáreas, das quais escolhemos a dedicada ao Património Imaterial. Segundo esta linha de trabalho, o património intangível pode ser promovido como “fonte dinâmica de inspiração e como testemunho de uma herança cultural coletiva, no passado, no presente e no futuro”.
Escolhemos assim, para marcar este dia, receber as Sopa de Pedra, grupo vocal feminino que canta música tradicional portuguesa, fazendo harmonizações e arranjos polifónicos que remetem para a música do mundo atual.
Na mesma linha, a Casa Fernando Pessoa integra o programa da Câmara Municipal de Lisboa para a Expo 2025 Osaka – Japão (13 de abril – 13 outubro), com a realização, também em Lisboa, de um workshop de encadernação japonesa e de uma sessão sobre poesia japonesa em tradução.
Chega ao fim o Clube dos Poetas Vivos – as conversas conduzidas por Teresa Coutinho que, desde a primeira sessão, em fevereiro de 2016 com Hélia Correia, até agora, nos deram a conhecer histórias e livros de mais de 60 pessoas convidadas.
Em parceria com o Governo dos Açores, vamos lançar a 2.ª Residência de Escrita de Poesia, para o período 2025/2026. Com
este programa, pretendemos dar à pessoa selecionada a possibilidade de, durante um mês, se dedicar exclusivamente à escrita, na paz da ilha de São Miguel.
Junho traz as Festas populares e mais um dia de entrada livre na Casa Fernando Pessoa. É no dia 13 de junho, dia de Santo António, assinalando os 137 anos do nascimento do poeta.
O Hot Clube volta à esplanada da Casa Fernando Pessoa. Faremos os concertos de fim de tarde nas quintas-feiras do mês de julho, que, este ano, temos a sorte de serem cinco. Volte também!