Patrícia Carmo
Patrícia Carmo é licenciada em Reabilitação e Inserção Social pelo ISPA e em Língua Gestual Portuguesa pela UCP e mestre em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Crianças Surdas pela UCP. Foi assistente na Universidade Católica Portuguesa onde fez in¬vestigação científica na área da linguística das línguas gestuais. No âmbito do projeto Sem Barreiras, em São Tomé e Príncipe, acompanhou o nascimento de uma nova língua gestual e foi a principal autora do dicionário de Língua Gestual de São Tomé e Príncipe.
É contadora de histórias e de poemas, tendo participado em vários projetos e eventos de instituições culturais: Poemas para estes dias (Lu.CA), Conta um Conto (Zig Zag) ou Acende a Luz para eu te Ouvir (RTP2). É coralista no Coro Mãos que Cantam. Trabalha com crianças e jovens Surdos e dá formação a ouvintes desde 2004.
Na Casa Fernando Pessoa fez a interpretação para LGP de textos de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Bernardo Soares que fazem parte da exposição permanente e interpretou em LGP os poemas que fizeram as Leituras de Lisbon Revisited 2021.
Organiza o Encontro de Poesia S/surda com a Sandra Bragança, a Sofia Figueiredo e a Casa Fernando Pessoa.
Modera a conversa:
16h30 - 17h30 – Poesia Surda: criação e declamação