A Casa

A Casa Fernando Pessoa é a casa que foi habitada pelo escritor nos últimos 15 anos de vida e onde é possível visitar a reconstituição do seu quarto, a sala multimédia e a biblioteca especializada em poesia mundial.

Fica em Lisboa, no Bairro de Campo de Ourique.

Fachada do edifício da Casa Fernando Pessoaslideslideslide

Missão

A missão da Casa Fernando Pessoa é fazer uso do legado do escritor para dar a conhecer o seu singular universo criativo e servir como lugar de encontro e reflexão sobre a criação literária e as suas múltiplas leituras.

Apresentação

Na Casa Fernando Pessoa conservamos, preservamos e divulgamos o legado de Fernando Pessoa, cujo espólio documental foi classificado Tesouro Nacional.

Lugar de duas bibliotecas – uma biblioteca pública, especializada em Fernando Pessoa e poesia mundial e a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa – a Casa acolhe e mostra também objectos, mobiliário e documentos do escritor, bem como uma colecção de obras de arte, composta por trabalhos de artistas de diferentes gerações e correntes.

Os livros que pertenceram a Fernando Pessoa são o maior acervo que guardamos e divulgamos. Permitem-nos conhecer o universo criativo do escritor, revelando o seu lado leitor. Acompanhando a pesquisa e o novo conhecimento sobre a obra de Fernando Pessoa, colaboramos regularmente com investigadores.

A Casa Fernando Pessoa é uma casa aberta à comunidade e à colaboração com parceiros. Trabalhamos para todos os níveis de ensino – do pré-escolar ao superior – e procuramos aproximar a literatura e a poesia dos vários públicos, do nosso bairro ao outro lado do mundo.

 Dentro ou fora de portas, a partir da cidade onde nasceu o escritor, actuamos no sentido de despertar curiosidade e convidar à descoberta de Fernando Pessoa, da poesia, da literatura – e dos seus efeitos criativos.